Pavimentos Rodoviários

Pavimentação flexível

É feita com bases granulares e revestimento asfáltico – o asfalto, como se sabe, exige menores investimentos para execução e é alternativa em grande parte das situações. Quando bem projetada e executada, a pavimentação flexível suporta adequadamente os esforços de uma via pública, entretanto precisa de frequentes intervenções para reparos. Entre as principais vantagens está sua maior facilidade de manutenção, ou seja, a restauração é feita somente no local afetado. Se for especificada corretamente, sua vida útil varia entre cinco e dez anos. Quando sua remoção é inevitável, o revestimento asfáltico é passível de reciclagem total ou parcial.

Pavimentação semirrígida

Executado com base cimentícia e revestimento flexível, este tipo de pavimento apresenta um nível de deformação intermédio, superior ao do flexível e inferior ao do rígido. Está presente em vias onde circulam veículos pesados. Sujeito a deformações, o seu aproveitamento não é indicado para locais em que existem cargas estáticas, como estações de autocarros. O pavimento semirrígido apresenta maior facilidade de manutenção e de implantação quando comparado com o rígido, por isso é uma opção interessante para obras que visam menores custos de execução. Assim como o flexível, também pode passar pelo processo de reciclagem.

Pavimentação rígida

Construído com placas de betão, o pavimento rígido é aquele que apresenta as menores exigências de manutenção. Não deforma e, entre todos, é o que menos se degrada com o uso. Tem alta resistência à acção de combustíveis e óleos libertados pelos veículos. A solução é ideal para locais com grandes cargas estáticas. Na construção de corredores de autocarros, os pavimentos rígido e semirrígido podem ser combinados, sendo que o primeiro é ideal para os pontos de paragem e o outro é indicado para os trechos em que o veículo permanece em movimento. Apresenta os maiores custos de execução e, em caso de problemas, toda a placa de betão deve ser substituída. O material retirado não pode ser reciclado, já que o betão está misturado com resíduos, devendo ser descartado de maneira adequada.

Pavimento intertravado

Constituídos por pequenos blocos de betão, os pavimentos intertravados – também conhecidos como pavers,são de uso comum em estacionamentos, calçadas e áreas exteriores de edifícios. Assentados diretamente sobre o solo, apresentam como vantagem principal a permeabilidade, pois os espaços entre as peças permitem a passagem da água da chuva, evitando inundações.
As peças podem ser temporariamente retiradas para a execução de serviços nas instalações enterradas. Tem vida útil mínima de 20 anos. Os pavers são produzidos em várias cores.

Pavimento de cimento queimado

O pavimento de cimento queimado tem sido uma das opções mais solicitadas em indústrias e até mesmo residências.

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o pavimento de cimento queimado não desempenha nenhum tipo de tarefa que utilize algum tipo de combustão.

O nome desse tipo de superfície, principalmente a parte do queimado, não tem a ver com o processo que ocorre de facto.

Este pavimento consegue aliar a aparência rústica provocada pelo cimento, com uma aparência elegante, nivelada e alisada.

Vantagens proporcionadas pelo piso de concreto queimado

  • O pavimento de cimento queimado pode ser utilizado em praticamente todas as superfícies, é altamente resistente e antiderrapante.
  • Lida bem com a água e elementos químicos, porém, quando molhado ele pode tornar-se escorregadio pela sua superfície lisa.
  • Extremamente higienico.
  • Quando bem aplicado esse tipo de piso é feito para ter altíssima durabilidade.
  • Alta resistência à abrasão
  • Monolítico, ou seja, não possui juntas.

 

Revestimentos com acabamento superficial autonivelante de base cimentícia

Os revestimentos autonivelantes de base cimentícia consistem em misturas ou argamassas hidráulicas de base cimentícia, conferindo a este revestimento caraterísticas especiais do ponto de vista da resistência mecânica, de consistência e de retração.

Esta solução é autonivelante, não necessitando dos processos habituais de espalhamento e de compactação. Este tipo de revestimentos podem ser aplicados em diferentes ambientes, sendo que podem fazer parte de obras de reabilitação ou renovação de pavimentos, pavimentos comerciais ou pavimentos industriais.

A aplicação de camada autonivelante de base cimentícia é realizada diretamente sobre a camada de betão.

Características

  • Execução rápida e tempo de secagem reduzido.
  • Boa aderência e baixa retração.
  • Elevada resistência mecânica.
  • Alta resistência à humidade.

A aplicação de camada autonivelante de base cimentícia é realizada diretamente sobre a camada de betão.

 

Sistemas de base cimentícia; argamassas autonivelantes de base cimenticia

As argamassas autonivelantes de base cimentícia consistem em misturas pré-doseadas, sendo constituídas por cimento, ligantes hidráulicos, agregados de granulometria selecionada e aditivos específicos. Podem também ser adicionadas resinas e fibras sintéticas.

Características

  • Resistência à compressão;
  • Resistência à flexão;
  • Resistência à abrasão;
  • Dureza superficial.
  • Tempo de secagem reduzido
  • Possibilidade de aplicar camada com mais espessura

Na escolha da solução adequada a aplicar em cada caso específico, os fatores a ter em consideração são as solicitações a que o pavimento vai ser sujeito no futuro bem como a sua utilização, o tipo de revestimento que se pretende aplicar e os prazos previamente acordados para o termo dos trabalhos.

As argamassas de alta resistência também se encontram neste grupo das argamassas autonivelantes. Dependendo das caraterísticas de cada solução, estas podem ser aplicadas em diversas situações:  Regularização de suportes cimentícios;

Regularização de antigos pavimentos cerâmicos ou em pedra natural;

Regularização de soalhos ou outros suportes em madeira;

Quando corretamente tratadas com a aplicação de resinas, podem ser utilizadas como camada de desgaste superficial em locais como centros comerciais, parques de estacionamento ou supermercados.

 

 

Revestimentos com acabamento superficial à base de resinas de poliuretano

A utilização de sistemas à base de resinas de poliuretano no revestimento de pavimentos térreos industriais tem vindo a aumentar significativamente, uma vez que os resultados obtidos pela aplicação deste tipo de acabamento superficial em pavimentos industriais permitem o cumprimento de diversas exigências funcionais e apresenta elevada durabilidade.

Existem vários tipos de sistemas realizados em poliuretano, como sistemas autonivelantes, sistemas de pintura, sistemas de selagem ou sistemas de impermeabilização.

 

Características

  • Impermeabilidade aos líquidos.
  • Elevada estabilidade dimensional.
  • Grande flexibilidade.
  • Boa resistência mecânica e ao desgaste.
  • Alta resistência à radiação UV.
  • Boa resistência química e física.

 

Forma de aplicação:
Um revestimento à base de resinas poliuretano não pode ser aplicado diretamente sobre a camada de betão, há que considerar a aplicação prévia de uma camada intermédia autonivelante sobre a laje de betão, sendo essa camada normalmente de base cimentícia.
A aplicação da camada intermédia autonivelante de base cimentícia tem como objetivos o aumento da aderência do revestimento ao pavimento e a regularização da superfície.

 

Sistemas cimentícios à base de polímeros modificados

Os pavimentos cimentícios à base de polímeros modificados consistem numa mistura de cimento, agregados, água e polímeros, mistura esta que vai ser colocada e totalmente unida a um substrato de betão, representando assim a superfície do pavimento.

As proporções da mistura, a granulometria dos agregados e a espessura da camada superficial são parâmetros variáveis que dependem do facto das condições de utilização, a que o espaço vai ser sujeito no futuro, serem mais ou menos severas, no caso de situações comerciais e industriais.

Estes sistemas são baseados em vários tipos de polímeros, que podem ser apresentados nas seguintes formas:

  • Materiais constituídos por apenas um componente, compreendendo cimento pré-misturado, agregados e polímeros pulverizados, sendo que requer a adição de água no local.
  • Materiais constituídos por dois componentes, compreendendo cimento pré-misturado, agregados e aditivos. Requer a adição de polímeros líquidos e, por vezes, de água já no local.
  • Mistura de cimento, agregados, polímeros no estado líquido e água, tudo misturado e realizado no local.

Os polímeros pulverizados referidos no ponto 1 compreendem normalmente acetato de vinil/etileno. Os polímeros utilizados na forma líquida como é referido nos pontos 2 e 3 são geralmente baseados em acrílicos ou acrílicos de estireno.

Revestimento à base de Resinas de Poliuretano

Revestimentos com acabamento superficial à base de resinas de poliuretano

A utilização de sistemas à base de resinas de poliuretano no revestimento de pavimentos térreos industriais tem vindo a aumentar significativamente, uma vez que os resultados obtidos pela aplicação deste tipo de acabamento superficial em pavimentos industriais permitem o cumprimento de diversas exigências funcionais e apresenta elevada durabilidade. Existem vários tipos de sistemas realizados em poliuretano, como sistemas autonivelantes, sistemas de pintura, sistemas de selagem ou sistemas de impermeabilização.

Características

  • Impermeabilidade aos líquidos.
  • Elevada estabilidade dimensional.
  • Grande flexibilidade.
  • Boa resistência mecânica e ao desgaste.
  • Alta resistência à radiação UV.
  • Boa resistência química e física.

Forma de aplicação: Um revestimento à base de resinas poliuretano não pode ser aplicado diretamente sobre a camada de betão, há que considerar a aplicação prévia de uma camada intermédia autonivelante sobre a laje de betão, sendo essa camada normalmente de base cimentícia. A aplicação da camada intermédia autonivelante de base cimentícia tem como objetivos o aumento da aderência do revestimento ao pavimento e a regularização da superfície.

Pavimento Bujardado

O acabamento bujardado é anti-derrapante e especialmente adequado para pavimentos e revestimentos exteriores.
De superfície rugosa, o material bujardado é suficientemente plano e muito utilizado para pavimentação. É de notar que este acabamento esbate a coloração dos materiais, esbranquiçando-os ligeiramente.

Microbetonilha epóxi

Revestimento com acabamento superficial à base de resinas epóxi

Dentro da gama de pavimentos térreos industriais com acabamento à base de resinas, os pavimentos com acabamento composto por resinas epóxi são os mais conhecidos e cujas propriedades permitem a sua utilização numa maior variedade de locais, sujeitos a diferentes condições de utilização.

As soluções à base de resinas epóxi são utilizadas com frequência e têm um espetro de utilização alargado para requisitos específicos dos pavimentos.

Características

  • Resistência à agressividade de uma grande variedade de agentes químicos.
  • Impermeabilidade a todos os líquidos.
  • Superfície mais higiénica e fácil de limpar do que o betão.
  • Pavimentos Térreos Industriais.
  • Tipificação de soluções construtivas e acabamentos.
  • Superfície de desgaste com elevada durabilidade.

Os pavimentos de resinas epóxi apresentam uma grande variedade de cores e a sua superfície pode ser rugosa ou lisa. A aplicação de um acabamento à base de resinas epóxi é realizada já sobre o betão endurecido. A aplicação do acabamento superficial só é possível quando a camada de betão apresentar um teor de humidade reduzido, sendo que este valor deve situar-se abaixo dos 4%.

Existem dois tipos de acabamento superficial, pintura simples epóxi e  autonivelante epóxi. A aplicação de pintura simples epóxi apresenta caraterísticas distintas do revestimento autonivelante epóxi. A pintura à base de epóxi é mais indicada para locais que apresentem um nível de tráfego ligeiro ou médio e cujo pavimento não seja sujeito a elevadas solicitações mecânicas, sendo que não deixa de ser uma solução resistente. Esta solução pode ser aplicada em locais como hospitais, laboratórios ou indústrias químicas e farmacêuticas.

Os principais requisitos que a pintura simples cumpre são os seguintes: 

  • Resistência térmica;
  • Facilidade de limpeza e manutenção;
  • Aspeto estético;
  • Resistência química;
  • Impermeabilidade.

O revestimento autonivelante à base de resinas epóxi, quando comparada à pintura simples de epóxi, apresenta uma resistência muito mais elevada a solicitações de grande intensidade, sendo por isso uma solução normalmente aplicada em locais com tráfego pesado, como parques de estacionamento, armazéns ou em indústrias pesadas. Ao nível da permeabilidade, é muito eficaz sendo completamente impermeável a todo o tipo de líquidos.

 

Os requisitos funcionais que esta solução garante são apresentados de seguida: 

  • Resistência à abrasão;
  • Resistência à compressão;
  • Resistência química;
  • Resistência térmica;
  • Total impermeabilidade.

 

Pavimentos Desportivos

Os pavimentos desportivos PAVIPUL são usados tanto no interior como no exterior em escolas, pavilhões, estádios e complexos desportivos sendo submetidos a niveis de exigência e desgaste bastante exigentes e com especificações distintas, sempre superando as expectativas de cada cliente.

UTILIZAÇÃO NO INTERIOR
Aplicamos Pavimentos para interior com tela de amortecimento, para conferir uma maior proteção a nível de articulações e coluna dos atletas permitindo também a absorção ao ruído provocado aquando a sua utilização.A superfície de todos os nossos Pavimentos foi desenhada para permitir uma aderência perfeita em todas as direções, para todos os Desportos de Pavilhão, incluindo Hóquei em Patins.
A construção única permite ter um bom ressalto para Desportos como Basquetebol, Andebol, Futsal, Hóquei, Voleibol, etc.
Muito fácil e rápido de instalar, esta é a melhor solução para espaços interiores definitivos e amovíveis (eventos).
Através de pinturas/marcações poderá criar-se facilmente um pavimento polidesportivo com marcações para vários desportos.Vantagens Desportivas
Protecção da integridade física dos Atletas através das folgas milimétricas existentes em cada placa.
Maior conforto na prática Desportiva pois devido à sua excelente absorção ao impacto minimiza riscos de lesão a nível das articulações e coluna.
Produto anti-bacteriano não susceptível de criação de bactérias e fungos.
Ao contrário de alguns Pavimentos esponjosos os nossos Pavimentos possuem uma superfície rígida permitindo desta forma um excelente nível de ressalto.
A superfície dos nossos Pavimentos foi concebida para permitir um nível de aderência perfeito em todas as direcções, para todos os Desportos de pavilhão incluindo Desportos sobre Patins.Vantagens Funcionais
Fácil montagem / desmontagem através de encaixes macho / fêmea.
Grande leque de opções a nível das cores pretendidas para as áreas de jogo e segurança.
Publicidade através da alteração de algumas placas.
Alta resistência em condições de temperaturas extremas..
Aplicável em qualquer superfície definitiva plana.

UTILIZAÇÃO NO EXTERIOR

Um dos maiores problemas nos polidesportivos descobertos é o facto dos Agentes climatéricos, mais concretamente a chuva, abortarem a prática desportiva nesse mesmo espaço. Os Pavimentos Desportivos para exterior além de garantirem todas as qualidades dos Pavimentos modulares, foram concebidos para proporcionar um rápido escoamento da água não permitindo o acumular de lençóis de água. Assim o tempo de secagem é bastante mais rápido e possibilita um maior aproveitamento do seu espaço Desportivo.

Vantagens Desportivas
Protecção da integridade física dos Atletas através das folgas milimétricas existentes em cada placa.
Maior conforto na prática Desportiva pois devido à sua excelente absorção ao impacto minimiza riscos de lesão a nível das articulações e coluna.
Produto anti-bacteriano não susceptível de criação de bactérias e fungos.
Ao contrário de alguns Pavimentos esponjosos os nossos Pavimentos possuem uma superfície rígida permitindo desta forma um excelente nível de ressalto.
A superfície dos nossos Pavimentos foi concebida para permitir um nível de aderência perfeito em todas as direcções, para todos os Desportos de pavilhão incluindo Desportos sobre Patins.

Vantagens Funcionais
Fácil montagem / desmontagem através de encaixes macho / fêmea.
Grande leque de opções a nível das cores pretendidas para as áreas de jogo e segurança.
Publicidade através da alteração de algumas placas.
Alta resistência em condições de temperaturas extremas.
Aplicável em qualquer superfície definitiva plana.Material de Referência: sports partner brasil

Pavimento Decorativos

A existência de materiais resistentes, fáceis de aplicar e de enquadramento fácil nos mais modernos conceitos de arquitetura, são essenciais na construção civil. Sinta-se livre de incutir nas suas obras uma identidade própria jogando com cores texturas e formas. A PAVIPUL realiza diversos trabalhos na área de Pavimentos Decorativos.

 

Uma das soluções utilizadas pela PAVIPUL é a gama SCALA, uma solução de pavimento colorido com a possibilidade de vários acabamentos distintos que permitem um enquadramento perfeito para cada espaço. Os pavimentos decorativos permitem a criação de um conjunto de pavimentos contínuos de base cimentícia, que combinam a resistência e a durabilidade deste material a um design versátil e moderno.

 

Argamassa seca pré-doseada para a construção de pavimentos decorativos em exteriores ou interiores. O acabamento é personalizável, com diversas opções ao nível de textura e cores.

 

Solução para:
Pavimentos exteriores como passeios, envolventes de zonas ajardinadas ou de piscinas, parques de lazer, ciclovias, sendo dimensionável para tráfego pedonal e de viaturas.
Solução de pavimento decorativo interior em zonas comuns ou independentes em edifícios habitacionais, de serviços e comerciais.

Vantagens

  • Design contemporâneo
  • Permite a personalização de textura, cor e do agregado exposto
  • Pavimento confortável
  • Construção de grandes áreas sem juntas
  • Permite tráfego automóvel
  • Elevada resistência mecânica
  • Elevada durabilidade

Pavimento Marmorite

O pavimento marmorite oferece uma grande diversidade de aplicação, principalmente como piso e revestimento. Podem ser realizados em várias cores e tamanhos, proporcionando infinitas combinações decorativas, de beleza original. Permitindo um acabamento perfeito, são facilmente renováveis com uma simples limpeza.

Permite ainda a construção de mosaicos de variadas combinações. Durante a mistura é feita uma série de polimentos que proporciona um estampado marmorizado, monolítico, de alta resistência e fácil conservação.