



Os pavimentos cimentícios à base de polímeros modificados consistem numa mistura de cimento, agregados, água e polímeros, mistura esta que vai ser colocada e totalmente unida a um substrato de betão, representando assim a superfície do pavimento.
As proporções da mistura, a granulometria dos agregados e a espessura da camada superficial são parâmetros variáveis que dependem do facto das condições de utilização, a que o espaço vai ser sujeito no futuro, serem mais ou menos severas, no caso de situações comerciais e industriais.
Estes sistemas são baseados em vários tipos de polímeros, que podem ser apresentados nas seguintes formas:
- Materiais constituídos por apenas um componente, compreendendo cimento pré-misturado, agregados e polímeros pulverizados, sendo que requer a adição de água no local.
- Materiais constituídos por dois componentes, compreendendo cimento pré-misturado, agregados e aditivos. Requer a adição de polímeros líquidos e, por vezes, de água já no local.
- Mistura de cimento, agregados, polímeros no estado líquido e água, tudo misturado e realizado no local.
Os polímeros pulverizados referidos no ponto 1 compreendem normalmente acetato de vinil/etileno. Os polímeros utilizados na forma líquida como é referido nos pontos 2 e 3 são geralmente baseados em acrílicos ou acrílicos de estireno.